Domingo, 22 de Abril de 2007

Os blogues como Estratégia pedagógica.

Como professor de Ciências da Natureza de 2º ciclo, considero que os blogues são excelentes ferramentas pedagógicas de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.

A construção e dinamização de um blogue pelos alunos, com acompanhamento do professor e relacionado com as temáticas em estudo, é um bom exemplo de exploração dos blogues como estratégia pedagógica na disciplina de Ciências da Natureza.

A sua operacionalização poderia ser feita da seguinte forma: numa primeira fase os alunos teriam de adquirir competências de utilização dos blogues e numa segunda fase criariam e dinamizariam o blogue.

De forma a despertar o sentimento de pertença, o título do Blogue poderia surgir através de um concurso, em que cada aluno sugeria um nome e o mais votado, seria o escolhido.

Para que os alunos possam colocar as mensagens (posts), o professor no início de cada unidade didáctica, colocaria várias questões relacionadas com as temáticas em estudo. Em grupo, os alunos escolheriam um determinado número de questões que gostariam de ver respondidas e procurariam responder com os conhecimentos adquiridos nas aulas e com pesquisas complementares em fontes bibliográficas.

No final de cada unidade didáctica os alunos publicariam as suas respostas e comentariam as dos colegas.

Penso que seria importante que o professor efectuasse uma leitura e corrigisse eventuais erros, antes de os alunos publicarem as mensagens.

Para que se possa ter uma ideia, deixo aqui alguns exemplos de questões que podem ser exploradas:

5º ano

- Que medidas foram tomadas para evitar os incêndios que assolaram o nosso pais? Se fosses um dos governantes tomarias as mesmas medidas?

- Quais são as causas mais frequentes da destruição das florestas?

- Como pode a floresta ajudar a resolver a crise energética?

- Quem descobriu a célula?

- A vida dos animais e das plantas pode ser afectada pelas alterações climatéricas?

- Comenta a seguinte afirmação: “ A água potável é o ouro do século XXI.”

- Quais são as consequências da poluição atmosférica para a saúde?


6º ano

- O que é a roda dos alimentos?

- Quantos alunos da nossa escola fazem uma alimentação saudável?

- Que conselhos darias aos teus colegas para estes terem uma boa higiene oral?

- Que importância tem a ciência e a tecnologia na saúde?

- O que é a fecundação in vitro?

- Que conselhos darias aos teus colegas em relação à exposição solar?

- Quais são as consequências do alcoolismo?

- Que substâncias existem no tabaco? Qual é a sua acção no organismo?

- Quais são os perigos das drogas?

- O que é a SIDA?

- O que descobriu Pasteur?

publicado por decastro às 21:31

link do post | favorito
De Prof. Maria João Gomes a 23 de Abril de 2007 às 01:22
Fica o meu desafio... porque não colocar já em prática esta ideia? Sim, sim! Ainda este ano lectivo, mesmo que com um tema mais informal, como por exemplo, quais foram os temas que os alunos gostaram mais das aulas de ciências... é sempre uma primeira experiência!
De decastro a 25 de Abril de 2007 às 16:52
Tentarei da melhor forma responder ao seu desafio.
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30

posts recentes

A 1ª webquest

Repositorium

Questionários Interactivo...

Visita virtual ao Oceanár...

Visitas Virtuais

A Webquest como investiga...

Os blogues como Recurso P...

Os blogues como Estratégi...

Blogues escolares.

Blogosfera, Blogosfera ed...

arquivos

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds