Sexta-feira, 27 de Abril de 2007

A Webquest como investigação orientada.

Muitos de nós professores, já pedimos aos nossos alunos actividades de trabalho de grupo, em que a informação recolhida pudesse ser feita através de pesquisas via Internet. As orientações que damos (sem querer generalizar) aos nossos alunos incidem, apenas, na forma como poderão fazer a pesquisa, limitamo-nos a indicar o motor de pesquisa (geralmente o google ), a informá-los que devem introduzir uma palavra relacionada com tema do trabalho e a tentar abrir os diversos sites que aparecem, de forma a encontrar a informação pretendida.
A título de exemplo, se colocarmos a palavra poluição no motor de pesquisa, aparecem 4.800.000 (até a data desta publicaçãopossibilidades de consultas de sites. Se para nós não é nada fácil procurarmos a informação que pretendemos nessa quantidade de sites, imaginem para crianças de 10-13 anos a complexidade que será essa procura.
Para além da quantidade de sites a pesquisar também se põe o problema da credibilidade da informação disponibilizada pelos sites, tendo em conta a exactidão científica da informação.
Para resolver estes problemas, o professor pode sempre recorrer às WEBQUESTS . A webquest é “uma proposta de trabalho a ser desenvolvida em grupo, disponibilizada on-line, concebida e implementada por professores para ser resolvida por alunos, tirando partido da informação existente na web” (Dodge , 1995).
Na construção da webquest , o professor deve sempre fazer uma pesquisa de sites para avaliar o rigor do seu conteúdo e da sua adequação à idade dos seus alunos. Assim, os alunos apenas consultam os sites, seleccionados pelo professor, com conteúdo relevante para a elaboração do trabalho. Para além da disponibilização dos sites a consultar, a webquest orienta o aluno em todo o processo de resolução do trabalho e expõe a forma como os alunos vão ser avaliados.
A webquest é constituída por seis componentes: a introdução, as tarefas, o processo, a avaliação  e a conclusão ( para saber mais pormenores sobre cada um dos componentes, faça um clik sobre eles).
Esta estratégia de aprendizagem, que constitui uma actividade orientada para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web , promove o desenvolvimento de competências como a autonomia, o espírito colaborativo, a cooperação, a partilha de experiências, o confronto de ideias e a selecção crítica da informação.

Alguns links de webquests :
O perigo …das espécies em perigo
Plantas em vias de extinção
Alimentação & Saúde
A Poluição e o Ambiente
sinto-me:
tags:
publicado por decastro às 19:02

link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Daniela a 1 de Maio de 2007 às 07:54
Boa abordagem sobre a "webquest". É uma verdade quando diz que os professores, ou muitos professores, solicitam uma pesquisa, mas sem a mínima orientação. Recordo-me quando à cerca de um ano atrás ajudei uma prima (6.º ano) a fazer um trabalho em power point (refira-se que ela nunca tinha trabalhado com esta ferramenta!), solicitado pela professora de música sobre um compositor. Após uma pesquisa, lá está, no Google, os resultados e dificuldades foram os seguintes:
- grande quantidade de informação;
- seleccionar o que era realmente pertinente para o trabalho;
- não copiar literalmente a informação disponibilizada.
Bom, contei esta história para reafirmar o que disse e, já agora, um alerta. Lá por estarmos numa nova era, a era tecnológica, não podemos dispor dela (tecnologia) como bem entendermos. A sua utilização deve garantir um real e efectivo sucesso das aprendizagens dos nossos alunos!!!
De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 09:57
Gostei muito da tua reflexão neste post e da forma como o estruturaste! Está muito interessante e é um óptimo contributo para todos os colegas.
Parabéns!
De Arte por um Canudo a 10 de Junho de 2007 às 19:22
É um passo em frente na pesquisa orientada para os alunos.A Internet é um mar imenso de conteúdos e a sua procura especifica queima a maior parte so tempo. Com Webquests consegue-se orientar para os tais conteúdos que realmente se precisam não se gastando imensos recursos de tempo na procura. Reflexão pertinente.
De Arte por um Canudo a 10 de Junho de 2007 às 19:23
É um passo em frente na pesquisa orientada para os alunos.A Internet é um mar imenso de conteúdos e a sua procura especifica queima a maior parte so tempo. Com Webquests consegue-se orientar para os tais conteúdos que realmente se precisam não se gastando imensos recursos de tempo na procura. Reflexão pertinente.

Comentar post

mais sobre mim

Questionário

pesquisar

 

Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30

posts recentes

A 1ª webquest

Repositorium

Questionários Interactivo...

Visita virtual ao Oceanár...

Visitas Virtuais

A Webquest como investiga...

Os blogues como Recurso P...

Os blogues como Estratégi...

Blogues escolares.

Blogosfera, Blogosfera ed...

arquivos

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

links

Visitas

casino on line
Europa Casino
blogs SAPO

subscrever feeds