Domingo, 17 de Junho de 2007

Questionários Interactivos

 As TIC e a Internet, em particular, fornecem uma variedade de recursos interactivos que podem ser explorados por professores e alunos, quer seja num contexto de sala de aula quer seja fora dela.


Professores com poucos conhecimentos a nível informático podem construir, sem gastar muito tempo, recursos multimédia, como por exemplo os questionários interactivos. Já não chega dizer: “não faço porque não tenho conhecimentos suficientes para isso”, há necessidade de encontrar outra desculpa para não o fazer, uma vez que existem softwares livres (freeware) que permitem a qualquer professor sem conhecimentos em programação, criar questionários interactivos sem grandes esforços.

O HotPotatoes  e o QuizFaber  são dois bons exemplos de programas para criação questionários interactivos. Para quem os experimentar, verificará que são muito semelhantes embora possuam algumas diferenças.


Estes programas guardam os questionários em formato HTML, o que permite a sua publicação na Internet ( no site da escola, nas páginas pessoais e blogues dos professores,…) e consequentemente a possibilidade de todos os alunos terem acesso a esses questionários em qualquer ponto de acesso à Net. Podem perguntar: e se os alunos não tiverem Internet? Embora não pareça, também é fácil resolver esse problema. As páginas HTML criadas pelos programas podem ser guardadas num DVD, CD-Rom ou Pen drive e ser utilizadas em qualquer computador que possua em Browser (Internet Explorer ou outros).


Uma boa oportunidade de utilização destes programas é a criação de uma base de dados, agrupando os questionários por anos de escolaridade, por disciplina e por uma determinada temática, em que um conjunto de professores pode trabalhar de uma forma colaborativa.


Se me perguntarem qual dos dois programas é o melhor, direi que os dois se complementam, embora considere que o QuizFaber é mais fácil de utilizar. Mas tudo depende de quem os utiliza e da forma como se dedica à sua exploração.

 

Alguns exemplos:

HotPotatoes: exemplo 1; exemplo 2

QuizFaber: exemplo1; exemplo2; exemplo3

publicado por decastro às 21:07

link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Ouvir Musicas Gospel a 30 de Setembro de 2009 às 22:14
Parabéns pelo site... muito bom.
De Weather today a 20 de Abril de 2022 às 10:59
Thank you
De Weather today a 20 de Abril de 2022 às 11:00
Thank you

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30

posts recentes

A 1ª webquest

Repositorium

Questionários Interactivo...

Visita virtual ao Oceanár...

Visitas Virtuais

A Webquest como investiga...

Os blogues como Recurso P...

Os blogues como Estratégi...

Blogues escolares.

Blogosfera, Blogosfera ed...

arquivos

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds