Antes de fazer a visita, explorei o site do oceanário para me certificar do que consistia, quais as informações que disponibilizava e que possíveis dificuldades poderiam surgir aos alunos. Seguindo-se a elaboração de um guião de exploração da visita, que continha indicações de navegação e questões que os alunos tinham de responder e registar à medida que iam fazendo a visita.
Durante a exploração da visita, pude verificar que os alunos estavam bastante interessados e entusiasmados.
Após a visita pedi aos alunos que fizessem uma pequena reflexão sobre o que acharam da visita virtual.
Praticamente todos os alunos referiram que gostaram da visita, mas que preferiam uma “visita normal”, a excepção foram dois alunos que dizem não ter gostado por estar muito barulho na sala.
Penso que esta preferência está relacionada com o facto de as visitas de estudo implicarem a saída da escola e de proporcionar um dia completamente diferente do dia de aulas normal.
Apesar de esta visita virtual ao oceanário ter como objectivo conhecer a reacção dos alunos a este tipo de visitas, ela é um excelente recurso pedagógico para ser utilizada com alunos de 5º ano nas aulas de ciências, quando se aborda o tema da diversidade dos seres vivos, uma vez que fornece muita informação sobre diferentes aspectos relacionados com os animais e plantas desde o que comem, como é o seu corpo, aspectos relacionados com o seu habitat, etc...
Blogs dos colegas de Mestrado
Blogs Interessantes
Blogs escolares
Blogue da Escola EB 1/J1 de Navarra
Sites